“Vamos cuidar do Brasil Cuidando das Águas” é o tema da V Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente




O que é a  Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente - CNIJMA?


 O Ministério da Educação, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, convida as escolas a participarem da V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente – CNIJMA, um processo que mobilizará as escolas brasileiras públicas e privadas, urbanas e rurais, da rede estadual e municipal, assim como escolas de comunidades indígenas, quilombolas e de assentamento rural, que possuem pelo menos uma turma do ensino fundamental, anos finais, cadastradas no Censo Escolar de 2016, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP). 

A V CNIJMA que tem como tema, “Vamos Cuidar do Brasil Cuidando das Águas” é uma ação que contribui para a implementação da Lei nº 9.795/1999, que estabelece a Política Nacional de Educação Ambiental, e da Lei Federal nº 9.433/97 (Lei de Águas), que instituiu a Política Nacional de Recursos Hídricos. Essa é mais uma oportunidade de revisitar os documentos de referência como: a Carta da Terra, o Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental, aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação pela Resolução CNE/CP nº 02/2012.

 A V CNIJMA também acontece no âmbito do compromisso brasileiro com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Esta agenda possui 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) a serem implementados durante os próximos 15 anos. Além disso, a Conferência se insere no contexto da realização do 8º Fórum Mundial da Água: Compartilhando Água, que será sediado pelo Brasil, em Brasília – DF, de 18 a 23 de março de 2018. 

Nesse sentido, as escola estão sendo convidadas a enfrentar o desafio de educar para a sustentabilidade cuidando das águas e, em seu percurso, constituir-se como um espaço educador sustentável.

 Dessa forma, essa publicação orienta como participar desse processo. É um chamado para que a escola realize a Conferência envolvendo estudantes, profissionais da educação e toda a comunidade escolar para dialogar, refletir e agir em prol de cuidar do Brasil cuidando das Águas.

O que é a Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente - CNIJMA? 

A conferência é uma ação de educação ambiental que busca estimular processos dialógicos e participativos, enfatizando a importância da ação coletiva e da atuação em rede. É um processo democrático e participativo nas escolas, que reúne estudantes, professores e comunidade escolar para dialogar e refletir sobre as questões socioambientais, para elaborar um projeto de ação com o objetivo de transformar sua realidade e escolher representantes que levam adiante as ideias acordadas entre todos. 

 Tema: Vamos Cuidar do Brasil Cuidando das Águas

 Sabemos que a água é um elemento primordial e indispensável à vida no nosso Planeta. A água é mais do que recurso hídrico, do que um insumo destinado à produção de bens, mercadorias e serviços, ela é essencial a toda a comunidade de vida da Terra. É importante perceber a água em suas múltiplas dimensões e reconhecer os diversos valores a ela associados, tais como ecológico/ambiental, social, cultural-antropológico, espiritual, econômico, político, dentre outros.
 A Lei das Águas (Política Nacional de Recursos Hídricos – Lei n.º 9433/1997) completa duas décadas de vigência em 2017, com vários avanços significativos e também muitos desafios pela frente. Um desses desafios reporta-se ao diálogo intergeracional, a fim de preparar uma nova geração com uma percepção sistêmica e integrada, com capacidade crítica de reflexão e avaliação da problemática da água no Brasil e no mundo.
 Destacamos que essa Conferência atende algumas prioridades do Plano Nacional de Recursos Hídricos para 2016 a 2020, tais como: ampliar o conhecimento a respeito dos usos das águas, das demandas atuais e futuras, além dos possíveis impactos na sua disponibilidade, em quantidade e qualidade; apoiar o desenvolvimento institucional e a difusão de tecnologias sociais para a melhoria da gestão das águas e desenvolver ações educativas para a sociedade; compartilhar informações, em linguagem clara e acessível, a respeito da situação da qualidade e quantidade das águas e da sua gestão; desenvolver ações para a promoção do uso sustentável e reuso da água.
 Analisando a situação mundial, Chefes de Estado e de Governo e altos representantes, reunidos na sede das Nações Unidas, em Nova York, de 25 a 27 de setembro de 2015, resolveram fazer uma agenda até 2030 para erradicar a pobreza e a fome, combater as desigualdades dentro e entre os países; construir sociedades pacíficas, justas e inclusivas; proteger os direitos humanos e promover a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres e meninas; e assegurar a proteção duradoura do planeta e seus recursos naturais. 
Dessa forma, foram estabelecidos os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), entre eles, temos três que têm interface direta com o Tema da V CNIJMA: objetivos 4, 6 e 14.  O quarto objetivo visa assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos; o sexto objetivo visa assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todas e todos; e o décimo quarto objetivo visa à conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.
 Portanto, o tema Vamos Cuidar do Brasil Cuidando das Águas é atual e está em consonância com a implementação da Lei das Águas, dos ODS e com o 8.º Fórum Mundial da Água. 


Como a conferência acontece?

 A V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente será construída a partir de quatro momentos: 

1. Conferência na escola 
A Conferência na Escola é o momento mais rico do processo, pois permite à comunidade escolar:
 a) conhecer e aprofundar estudos sobre a Água, em suas múltiplas dimensões; 
b) produzir um diagnóstico socioambiental, visando reunir dados e informações para conhecer e compreender as questões locais relacionadas à Água, valorizando os diversos saberes e olhares sobre a realidade onde a escola está inserida; 
c) elaborar de forma participativa, um projeto de ação da escola, relacionado ao tema da V CNIJMA, buscando soluções para as questões locais em relação à água, destacando as ações de curto, médio e longo prazo; 
d) divulgar amplamente o projeto de ação para a comunidade escolar e realizar a Conferência na Escola, socializando e qualificando o projeto elaborado;
e) eleger um(a) estudante para representar a escola nas etapas seguintes, observando os critérios do Regulamento Estadual e os princípios da V CNIJMA (Jovem educa jovem, jovem escolhe jovem e uma geração aprende com a outra); 
f) pensar estratégias para executar o projeto;
 g) planejar e inserir no Projeto Político-Pedagógico (PPP) ações que contribuam para melhorar a qualidade de vida na escola e na comunidade;
 h) elaborar material  para divulgar o projeto na comunidade escolar; i) mobilizar e envolver toda a comunidade escolar nas discussões e atividades para que a Conferência na escola alcance o seu objetivo e, mais do que um evento, torne-se uma grande ação educativa em prol da sustentabilidade ambiental. Para que isso ocorra, é importante que escola crie ou fortaleça a sua Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola - COM-VIDA. 

 A COM-VIDA é uma instância de participação no qual diversos atores da escola estarão representados em um processo democrático e participativo de construção da agenda ambiental escolar. Ela possibilita o debate sobre questões socioambientais, relacionando-as com os demais temas transversais, com a qualidade de vida, com os direitos humanos e com a prevenção de riscos e emergências ambientais. A COM-VIDA poderá contribuir com a organização do processo da Conferência na Escola e continuar atuando após a Conferência. 

 2. Conferência Municipal/Regional ( prazo será definido pela COE)
 É uma etapa opcional que aprofundará o tema a partir da perspectiva regional e selecionará os projetos e os estudantes infanto juvenis para participar da etapa estadual.

3. Conferência Estadual ( até 11 de maio de 2018)
Aprofundará os estudos e diálogos sobre a temática da água propiciando um espaço de intercâmbio e troca de conhecimentos. Nessa etapa será realizada a eleição da delegação e de um projeto de ação para representar o Estado na Conferência Nacional. A Conferência Estadual será realizada pela Comissão Organizadora Estadual.

 4. Conferência Nacional ( previsto para ser realizado em Brasília, de 15 a 19 de junho de 2018)
É o encontro que reúne os delegados e delegadas de todos os estados, que já debateram o tema Água em suas escolas, nas Conferências Municipais e ou Regionais e nas Conferências Estaduais. Nessa etapa, esses estudantes irão aprofundar a temática, socializar os projetos, participar de oficinas, atividades culturais e cívicas.


A Conferência na Escola E.E.B. Francisco Mazzola

Durante o mês de março os professores das disciplinas de Biologia, de Ciências e de Química, promoveram estudos, reflexões e discussões sobre o tema Água, com foco na  Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas , aqui em Nova Trento com nome de  Rio do Braço. 
A professora Nadir Trainotti  instigou os alunos com as seguintes reflexões: 1º) Como é usado atualmente o Rio do Braço em Nova Trento? 2º) O Rio do Braço é a expressão da vida da comunidade, quando o olhamos enxergamos a nós mesmos. 3º) Qual a importância da mata ciliar para o Rio do Braço? Outra ação promovida pela professora Nadir será a apresentação de uma peça teatral escrita por ela e encenada pelos alunos do curso de Turismo. A peça chama-se O clamor e o glamour do Rio do Braço e tem por objetivo refletir questões sobre o nosso rio. A proposta é apresentá-lo também na escola do Agutí, no Vígolo ( complexo Santa Paulina), nas escolas estaduais  de São João Batista , de  Canelinha  e de Tijucas.

A Conferência na escola ocorreu no dia 09 de abril. Integrantes do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas participaram do evento apresentando uma palestra sobre o tema.




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