O que é a Conferência Nacional
Infantojuvenil pelo Meio
Ambiente - CNIJMA?
O Ministério da Educação, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, convida as escolas a participarem da V Conferência
Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente – CNIJMA, um processo que mobilizará as escolas brasileiras públicas e privadas,
urbanas e rurais, da rede estadual e municipal, assim como escolas de comunidades indígenas, quilombolas e de assentamento
rural, que possuem pelo menos uma turma do ensino fundamental, anos finais, cadastradas no Censo Escolar de 2016,
realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP).
A V CNIJMA que tem como tema, “Vamos Cuidar do Brasil Cuidando das Águas” é uma ação que contribui para a implementação
da Lei nº 9.795/1999, que estabelece a Política Nacional de Educação Ambiental, e da Lei Federal nº 9.433/97 (Lei de Águas),
que instituiu a Política Nacional de Recursos Hídricos. Essa é mais uma oportunidade de revisitar os documentos de referência
como: a Carta da Terra, o Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global e as
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental, aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação pela Resolução
CNE/CP nº 02/2012.
A V CNIJMA também acontece no âmbito do compromisso brasileiro com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas
(ONU). Esta agenda possui 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) a serem implementados durante os próximos
15 anos. Além disso, a Conferência se insere no contexto da realização do 8º Fórum Mundial da Água: Compartilhando Água,
que será sediado pelo Brasil, em Brasília – DF, de 18 a 23 de março de 2018.
Nesse sentido, as escola estão sendo convidadas a enfrentar o desafio de educar para a sustentabilidade cuidando das águas
e, em seu percurso, constituir-se como um espaço educador sustentável.
Dessa forma, essa publicação orienta como participar desse processo. É um chamado para que a escola realize a Conferência
envolvendo estudantes, profissionais da educação e toda a comunidade escolar para dialogar, refletir e agir em prol de cuidar
do Brasil cuidando das Águas.
O que é a Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente - CNIJMA?
A conferência é uma ação de educação ambiental que busca estimular processos dialógicos e participativos,
enfatizando a importância da ação coletiva e da atuação em rede. É um processo democrático e participativo nas escolas, que
reúne estudantes, professores e comunidade escolar para dialogar e refletir sobre as questões socioambientais, para elaborar
um projeto de ação com o objetivo de transformar sua realidade e escolher representantes que levam adiante as ideias
acordadas entre todos.
Tema: Vamos Cuidar do Brasil Cuidando das Águas
Sabemos que a água é um elemento primordial e indispensável à vida no nosso Planeta. A água é mais do que recurso
hídrico, do que um insumo destinado à produção de bens, mercadorias e serviços, ela é essencial a toda a comunidade de vida
da Terra. É importante perceber a água em suas múltiplas dimensões e reconhecer os diversos valores a ela associados, tais
como ecológico/ambiental, social, cultural-antropológico, espiritual, econômico, político, dentre outros.
A Lei das Águas (Política Nacional de Recursos Hídricos – Lei n.º 9433/1997) completa duas décadas de vigência em
2017, com vários avanços significativos e também muitos desafios pela frente. Um desses desafios reporta-se ao diálogo
intergeracional, a fim de preparar uma nova geração com uma percepção sistêmica e integrada, com capacidade crítica de
reflexão e avaliação da problemática da água no Brasil e no mundo.
Destacamos que essa Conferência atende algumas prioridades do Plano Nacional de Recursos Hídricos para 2016 a
2020, tais como: ampliar o conhecimento a respeito dos usos das águas, das demandas atuais e futuras, além dos possíveis
impactos na sua disponibilidade, em quantidade e qualidade; apoiar o desenvolvimento institucional e a difusão de tecnologias
sociais para a melhoria da gestão das águas e desenvolver ações educativas para a sociedade; compartilhar informações, em
linguagem clara e acessível, a respeito da situação da qualidade e quantidade das águas e da sua gestão; desenvolver ações
para a promoção do uso sustentável e reuso da água.
Analisando a situação mundial, Chefes de Estado e de Governo e altos representantes, reunidos na sede das Nações
Unidas, em Nova York, de 25 a 27 de setembro de 2015, resolveram fazer uma agenda até 2030 para erradicar a pobreza e a
fome, combater as desigualdades dentro e entre os países; construir sociedades pacíficas, justas e inclusivas; proteger os
direitos humanos e promover a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres e meninas; e assegurar a proteção
duradoura do planeta e seus recursos naturais.
Dessa forma, foram estabelecidos os 17 Objetivos do Desenvolvimento
Sustentável (ODS), entre eles, temos três que têm interface direta com o Tema da V CNIJMA: objetivos 4, 6 e 14. O quarto objetivo visa assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo
da vida para todos; o sexto objetivo visa assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todas e
todos; e o décimo quarto objetivo visa à conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos
para o desenvolvimento sustentável.
Portanto, o tema Vamos Cuidar do Brasil Cuidando das Águas é atual e está em consonância com a implementação da
Lei das Águas, dos ODS e com o 8.º Fórum Mundial da Água.
Como a conferência acontece?
A V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo
Meio Ambiente será construída a partir de quatro
momentos:
1. Conferência na escola
A Conferência na Escola é o momento mais rico do processo, pois permite à comunidade escolar:
a) conhecer e aprofundar estudos sobre a Água, em suas múltiplas dimensões;
b) produzir um diagnóstico socioambiental, visando reunir dados e informações para conhecer e compreender as questões
locais relacionadas à Água, valorizando os diversos saberes e olhares sobre a realidade onde a escola está inserida;
c) elaborar de forma participativa, um projeto de ação da escola, relacionado ao tema da V CNIJMA, buscando soluções
para as questões locais em relação à água, destacando as ações de curto, médio e longo prazo;
d) divulgar amplamente o projeto de ação para a comunidade escolar e realizar a Conferência na Escola, socializando e
qualificando o projeto elaborado;
e) eleger um(a) estudante para representar a escola nas etapas seguintes, observando os critérios do
Regulamento Estadual e os princípios da V CNIJMA (Jovem educa jovem, jovem escolhe jovem e uma
geração aprende com a outra);
f) pensar estratégias para executar o projeto;
g) planejar e inserir no Projeto Político-Pedagógico (PPP) ações que contribuam para melhorar a
qualidade de vida na escola e na comunidade;
h) elaborar material para divulgar o projeto na comunidade escolar;
i) mobilizar e envolver toda a comunidade escolar nas discussões e atividades para que a Conferência na
escola alcance o seu objetivo e, mais do que um evento, torne-se uma grande ação educativa em prol
da sustentabilidade ambiental. Para que isso ocorra, é importante que escola crie ou fortaleça a sua
Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola - COM-VIDA.
A COM-VIDA é uma instância de participação no qual diversos atores da escola estarão
representados em um processo democrático e participativo de construção da agenda ambiental
escolar. Ela possibilita o debate sobre questões socioambientais, relacionando-as com os demais
temas transversais, com a qualidade de vida, com os direitos humanos e com a prevenção de
riscos e emergências ambientais.
A COM-VIDA poderá contribuir com a organização do processo da Conferência na Escola e
continuar atuando após a Conferência.
2. Conferência Municipal/Regional ( prazo será definido pela COE)
É uma etapa opcional que aprofundará o tema a partir
da perspectiva regional e selecionará os projetos e
os estudantes infanto juvenis para participar da etapa
estadual.
3. Conferência Estadual ( até 11 de maio de 2018)
Aprofundará os estudos e diálogos sobre a temática da
água propiciando um espaço de intercâmbio e troca de
conhecimentos. Nessa etapa será realizada a eleição da
delegação e de um projeto de ação para representar o
Estado na Conferência Nacional.
A Conferência Estadual será realizada pela Comissão
Organizadora Estadual.
4. Conferência Nacional ( previsto para ser realizado em Brasília, de 15 a 19 de junho de 2018)
É o encontro que reúne os delegados e delegadas
de todos os estados, que já debateram o tema Água
em suas escolas, nas Conferências Municipais e ou
Regionais e nas Conferências Estaduais. Nessa etapa,
esses estudantes irão aprofundar a temática, socializar
os projetos, participar de oficinas, atividades culturais
e cívicas.
A Conferência na Escola E.E.B. Francisco Mazzola
Durante o mês de março os professores das disciplinas de Biologia, de Ciências e de Química, promoveram estudos, reflexões e discussões sobre o tema Água, com foco na Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas , aqui em Nova Trento com nome de Rio do Braço.
A professora Nadir Trainotti instigou os alunos com as seguintes reflexões: 1º) Como é usado atualmente o Rio do Braço em Nova Trento? 2º) O Rio do Braço é a expressão da vida da comunidade, quando o olhamos enxergamos a nós mesmos. 3º) Qual a importância da mata ciliar para o Rio do Braço? Outra ação promovida pela professora Nadir será a apresentação de uma peça teatral escrita por ela e encenada pelos alunos do curso de Turismo. A peça chama-se O clamor e o glamour do Rio do Braço e tem por objetivo refletir questões sobre o nosso rio. A proposta é apresentá-lo também na escola do Agutí, no Vígolo ( complexo Santa Paulina), nas escolas estaduais de São João Batista , de Canelinha e de Tijucas.
A Conferência na escola ocorreu no dia 09 de abril. Integrantes do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas participaram do evento apresentando uma palestra sobre o tema.
0 comentários:
Postar um comentário